domingo, dezembro 10, 2006

Do you speak english?


Bom, eu dou uns toquezitos em inglês, mas ainda assim manter uma conversa em inglês, com alguém que realmente fale mesmo inglês, não é lá muito fácil...
Falta-me o vocabulário...

Uma coisa é conseguir dizer meia dúzia de frases que façam sentido, outra coisa é manter uma conversa, seja lá sobre o que fôr, sem estar sempre a pensar "Mas como é que se diz...?!".

Então, há uns tempos atrás, decidi eu que devia começar a praticar mais um bocadinho o meu inglês.
E como não tenho oportunidade de o praticar com outras pessoas...

Comecei a ver filmes, DVDs, em inglês e sem legendas. Ou então, com legendas também em inglês, que sempre ajuda um bocadinho quando não se consegue perceber o que os actores disseram.

E até me vou desenrascando benzinho... não tem corrido mal.

Bem, e agora deu-me para quê?!

Para começar a ler livros em inglês!
Mas nada de livros técnicos, porque esses acabam por ser fáceis, porque os termos que nós melhor conhecemos são mesmo os termos técnicos (quando digo nós, refiro-me à maravilhosa classe dos informáticos!!!).

O que eu comecei a ler foram livros, livros mesmo... livros com histórias.

E qual é o melhor livro para começar?????

Ora, nada mais, nada menos, do que... como não podia deixar de ser... a resposta até é bastante óbvia... (o Tó Zé se lesse isto já me ia insultar)... o...

Harry Potter!

Claro!

E pronto, e lá fui eu gastar (nem digo quanto...) a comprar todos os livros do Harry Potter, em inglês...

Ok, eu tenho que admitir, que sempre tive um bocado a paranóia de que havia de comprar os Harry Potters em inglês, para poder ler a história mesmo original.
Porque, de certeza, que há coisas que se perdem na tradução para português.
Ler o original, ler da maneira como ele foi mesmo escrito, é completamente diferente.

E então, lá ando eu, com o meu Harry Potter and The Philosopher's Stone (digam lá se assim não tem mais estilo, hã?!) e, como não podia deixar de ser, o dicionário de Inglês-Português atrás...

Sim, porque, digo-vos já, que isto não é nada fácil!
Sem experimentar, acho que ninguém tem bem a noção do que isto é...

Agora sim, sinto-me completamente ignorante em relação a vocabulário inglês... não há uma única página em que eu não tenha que ir ao dicionário ver significado de sei lá quantas palavras...

Ou seja, comecei a ler o livro há quase uma semana e ainda só vou na página 71... :(
É que isto agora demora tempo...

Bem, mas eu sou persistente e vou continuar a ler o meu Harry Potter até ao fim.
Até porque ainda tenho mais cinco Harry Potters em inglês para ler...

Sem comentários: