domingo, julho 06, 2008

Torre Rotativa no Dubai (Dynamic Tower)


A Torre Rotativa, desenhada pela arquitecto italiano David Fisher, está a poucas semanas do início da sua construção e espera-se que esteja pronta em menos de 2 anos.

Este novo design, com a colaboração da British Firm Dynamic Architecture Group, vai estrear-se no Dubai e em Moscovo.

O Dubai foi a primeira escolha de David Fisher para a construção.
Segundo ele, o Dubai é uma cidade do futuro e ele acha que o edifício do futuro deve ficar localizado na cidade do futuro.
Ele foi inspirado pelo UAE Vice President and Dubai Ruler, Sheikh Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, que lhe disse para enfrentar o futuro e não esperar por ele.

O edifício do Dubai vai chegar aos 80 andares.
Os 10 pisos do topo serão construídos para serem usados como apartamentos de luxo, do tipo 'villa'.
Abaixo destes, existem 35 pisos de apartamentos "normais", abaixo dos quais temos 15 pisos utilizados por um extravagante hotel.
Os 20 primeiros pisos serão utilizados para arrendamento de espaços.

O design da torre segmentada permite que cada piso rode independentemente através do uso tecnologia de de reconhecimento de voz, possibilitando aos seus habitantes uma paisagem em constante mudança.
No Dubai, o reconhecimento de voz vai conseguir interpretar instruções como 'esquerda' ou 'direita' em Inglês, Árabe ou Italiano, mas qualquer idioma pode ser programado em qualquer uma das torres.

Foi sugerido pelos jornalistas que poderia haver conflitos entre os diversos condóminos, no caso dos andares ocupados por mais do que um inquilino.
David Fisher respondeu que os arquitectos seriam capazes de adaptar o edifício das maneiras que fossem necessárias para satisfazer todos e acrescentou que o edifício abre uma nova forma de pensar e que as pessoas começam a pensar duma maneira diferente.

A Torre Rotativa é o primeiro arranha-céus desenhado pelo arquitecto italiano, mas ele está confiante que consegue levar o projecto avante, primeiro pela sua experiência no mundo da arquitectura e segundo, porque apesar de nunca ter desenhado arranha-céus, sente-se completamente pronto para o fazer.

Esta torre usa células fotovoltaicas e turbinas de vento para gerar a sua própria energia e ser auto-suficiente.
As células vão ser colocadas no topo da superfície de cada piso e estarão abertas à luz solar cerca de 15% em todos os andares do prédio durante todo o dia.

Espera-se que o mesmo design seja adaptável em todo o mundo com a mesma capacidade de geração de energia.
David Fisher diz que a maioria das cidades do mundo tem vento suficiente para utilizar as turbinas para gerar energia.

A torre é também o primeiro arranha-céus a ser construído inteiramente de partes pré-fabricadas construídas numa fábrica em Itália por uma equipa de 600 trabalhadores no local e uma equipa de 80 no local de construção.

Depois do Dubai e Moscovo, e apesar do interesse demonstrado por diversos países, David Fisher espera que Nova Iorque seja a próxima cidade a demonstrar interesse neste novo conceito de habitação de luxo.

Mais detalhes sobre a Torre Rotativa podem ser consultados aqui:
http://www.dynamicarchitecture.net/21-06-08/new-web_23-06-08/dubai.html








Sem comentários: