domingo, dezembro 30, 2007

A caminho de 2008



10 acontecimentos que marcaram o mundo em 2007


1. A Revolução Açafrão da Birmânia

Apoiados pela população, milhares de monges budistas manifestaram-se durante vários dias de Setembro em Rangun e noutras cidades contra a junta militar, no poder desde 1988, que reprimiu duramente este movimento motivado pela alta dos preços dos combustíveis. O enviado da ONU, Ibrahim Gambari, tentou estabelecer um diálogo entre os militares e a líder da oposição Aung San Suu Kyi.

2. Peloponeso em chamas

Incêndios florestais de grandes proporções arrasaram a Grécia em Julho e Agosto, especialmente a região do Peloponeso, devido à seca e a um calor excepcional, causando 77 mortos. O fogo destruiu 147.230 hectares de oliveiras, vinhas e outros cultivos.

3. Massacre no Iraque

Em 3 de Fevereiro, um kamikaze fez saltar o seu camião carregado com uma tonelada de explosivos num bairro popular xiita de Bagdad, causando pelo menos 130 mortos e 305 feridos. Foi o segundo maior atentado no Iraque após a invasão do país em Março de 2003, quando foram mortas 202 pessoas na cidade de Sadr em Novembro de 2006.

4. Ataque à Mesquita Vermelha de Islamabad

Em 11 de Julho, tropas paquistanesas tomaram o controlo da Mesquita Vermelha de Islamabad, matando os últimos islamitas que resistiam após dois dias de confrontos que causaram 100 mortos. O episódio pôs fim aos seis meses de tensões ao redor deste foco do fundamentalismo mulçumano.

5. Atentado contra a comitiva de Benazir Bhutto

Um atentado suicida matou 119 pessoas em 18 de Outubro em Karachi entre os que acompanhavam a ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto de volta do exílio.

6. Êxito no espaço

Um astronauta da nave espacial "Discovery", Scott Parazynski, funcionário da agência espacial norte-americana NASA e médico de formação, conseguiu em Novembro uma reparação orbital, sem precedentes e potencialmente perigosa, de painéis danificados de uma antena solar da Estação Espacial Internacional (ISS).

7. Inundações no sul da Ásia

Mais de 3.200 pessoas morreram vítimas das inundações de Verão na Índia, Bangladesh e Nepal, enquanto outros 28 milhões ficaram desabrigados, à mercê da fome, da sede e das epidemias.

8. Êxodo na Califórnia

Cerca de 640.000 pessoas abandonaram suas casas ameaçadas pelo fogo que devastou o sul da Califórnia em Outubro. Foi a maior evacuação da história desse estado americano, num balanço final que estabeleceu 203.000 hectares queimados e 1.800 casas destruidas.

9. Recorde mundial do TGV francês

Em 3 de Abril, o TGV (comboio de alta velocidade) francês estabeleceu um novo recorde do mundo em velocidade sobre trilhos ao alcançar 574,8 km/h na linha da Europa. Os testes dos dias anteriores sugeriam que seriam alcançados 568 km/h. O recorde de velocidade de um comboio permanece com o japonês Maglev com 581 km/h em 2003, no entanto tratava-se de um comboio experimental de sustentação magnética e não sobre trilhos.

10. Harry Potter

Em julho, o sétimo e último volume das aventuras de Harry Potter, de J.K. Rowling, "Harry Potter e as Relíquias da Morte", bateu o recorde de vendas em 24 horas no Reino Unido (2,65 milhões de exemplares) e nos Estados Unidos (8,3 milhões de exemplares).


Bem-vindo 2008


A Assembleia-Geral das Nações Unidas proclamou 2008 como o Ano Internacional do Planeta Terra.
As actividades durarão de 2007 a 2009.

O principal objectivo deste ano é demonstrar que existem novas e atractivas formas, através das quais as ciências da Terra podem ajudar as futuras gerações a enfrentar os desafios, de modo a se conseguir um mundo mais seguro e próspero.

Este objectivo será atingido através de 2 principais programas:

- um que inclui actividades educativas a todos os níveis (consulte www.esfs.org);
- e um programa científico que se concentra nos "grandes temas" das complexas interacções dentro do sistema Terra e da sua sustentabilidade a longo prazo.

Com este ano pretende-se ainda:

- reduzir os riscos para a sociedade causados por acidentes naturais e por causas humanas;
- reduzir os problemas de saúde aumentando os conhecimentos acerca dos aspectos médicos das ciências da Terra;
- descobrir novos recursos naturais e torná-los acessíveis de uma forma sustentável;
- procurar factores não humanos nas alterações climáticas;
- melhorar o conhecimento acerca da ocorrência de recursos naturais de forma a contribuir para reduzir as tensões políticas;
- detectar recursos de água profundos;
- melhorar a compreensão acerca da evolução da vida;
- aumentar o interesse acerca das ciências da Terra na sociedade em geral;
- e encorajar os jovens a estudarem as ciências da Terra nas Universidades.


Bom ano de 2008 para todos!

Sem comentários: