domingo, julho 30, 2006

Click!


Conhecem aquela sensação de click!?

Aquela sensação que parece que temos um interruptor dentro da nossa cabeça e que de vez em quando faz click!?

E no momento em que a nossa cabeça faz click!, tudo parece fazer sentido, tudo parece funcionar bem, tudo parece ser real e verdadeiro...

Parece que temos alguém dentro da nossa cabeça que de vez em quando desliga o interruptor e de repente, quando menos estamos à espera, click!, e faz-se luz!


O click! pode acontecer em várias situações:


- temos o click! de memória:

Acontece, por exemplo, quando nos tentamos lembrar de qualquer coisa, daquelas que estão "mesmo debaixo da língua" e não querem sair de lá e, de repente... click!... e lembramo-nos do que queríamos e de uma data de coisas mais.

Parece que o click! abre a porta do armário onde a informação está guardada.


- temos o click! de raciocínio (não é bem esta a palavra que eu queria, mas agora não me lembro de nenhuma melhor):

Este acontece quando estamos a tentar resolver um problema qualquer e não conseguimos encontrar a solução.

Somos capazes de estar horas e horas a olhar para a mesma coisa, a tentar desbloquear a cabeça para conseguirmos encontrar a maneira de resolver o problema e quando menos esperamos... click!... aparentemente a nossa cabeça consegue retomar o funcionamente normal e dar com a solução do problema, que normalmente é qualquer muito simples, que deveria ter sido a primeira coisa de que nos devíamos ter lembrado, mas ainda assim foi preciso ligar o interruptor antes de lá chegarmos.

E, claro, depois passamos mais não sei quantas horas a pensar: "Estúpida!!!! Como é que eu não me lembrei disto antes?! Uma coisa tão simples?! Estúpida!!!!"...

(Não querendo com isto insultar ninguém, de certeza que quem trabalha em informática, como eu, já passou por dezenas destes clicks! e dezenas de insultos a si próprio quando se descobre a solução... enfim, ossos do ofício!)


- e o terceiro tipo de click!:

E de certeza que esta situação já aconteceu a toda a gente...

Este click! acontece quando nós conhecemos uma pessoa, que podemos ter acabado de conhecer ou podemos conhecer há pouco tempo, um conhecido, um colega, um amigo pouco chegado.

De um momento para o outro, por causa de uma conversa ou de uma atitude ou de um gesto, qualquer coisa faz click! dentro da nossa cabeça e parece que aquela pessoa esteve sempre ali...

Parece que aquela pessoa esteve connosco toda a nossa vida, parece que é a nossa melhor amiga, que nos conhece desde sempre e que sabe tudo sobre nós...

Não é estranho?! Não é uma coisa que não faz sentido nenhum?!

Isto aconteceu-me um destes dias...

Uma pessoa que eu conheço há alguns meses, que de um momento para o outro conseguiu accionar um click! dentro da minha cabeça, que mudou completamente a minha perspectiva sobre essa pessoa.

Enquanto dantes apenas a via como mais uma pessoa conhecida, no meio de tantas outras pessoas que eu conheço, agora, depois do click! não posso deixar de notar as coisas que temos em comum e a maneira como essa pessoa já me conhece, assim como também eu já a conheço um bocadinho a ela.

É claro que inconscientemente eu já sabia de todas estas coisas antes, mas só depois do click! é que realmente me apercebi delas...


Só tenho pena que o interruptor não esteja do lado de fora da cabeça, de maneira a podermos ser nós a ligá-lo e a desligá-lo quando quiséssemos.

Naquelas alturas em que tudo nos corre mal, em que nem sequer queremos pensar em nada, em que o que precisamos mesmo é de "esvaziar" a cabeça de todo o tipo de pensamentos e de ideias e de sentimentos... click!... e já estava!

Podíamos descansar enquanto precisássemos e só voltar a ligar o interruptor depois de termos retomado a energia suficiente para voltar a funcionar de uma forma normal.

Assim como naquelas alturas em que sabemos que qualquer coisa nos está a escapar mas não conseguimos perceber o que é, e por mais voltas que se dê à cabeça, não conseguimos sair do sítio... click!... só tínhamos que ligar o interruptor, para tudo voltar a funcionar, para tudo voltar a fazer sentido novamente.

E para nos apercebermos da importância das pessoas que estão à nossa volta...

... click! ...

Sem comentários: