domingo, junho 12, 2005

Tarô


"O Tarô é um oráculo de cartas que, em sua estrutura actual, é conhecido desde o século XVI.
Consiste em 78 cartas, divididas em dois grupos principais: as 22 cartas chamadas Arcanos Maiores (do latim Arcanum, que significa "segredo") e as 56 cartas chamadas Arcanos Menores."

(in O Livro do Tarô)


Bem, para aqueles que neste momento estão a pensar que eu fiquei maluca, tenho que vos dizer que isso não é verdade, por dois motivos:

1. Eu já sou maluca por natureza, por isso não posso ter ficado maluca agora;
2. O facto de eu estar a falar sobre cartas de Tarô não chega para provar a minha insanidade mental.

Ok, eu admito que isto não é um assunto muito normal, mas eu acho muita piada a estas coisas de adivinhar o futuro (supostamente o Tarô consegue dar respostas a qualquer pergunta que se coloque...).

Por isso, resolvi aprender Tarô!

Mas olhem que isto não é nada simples...
Primeiro, há mais do que um tipo de baralho, para além da história dos Arcanos Maiores e Menores.
Depois, há vários esquemas para deitar as cartas e cada esquema tem a sua interpretação diferente.
E por fim, cada carta pode ter interpretações distinctas dependendo do esquema em que é deitada...

Ou seja, o melhor é mesmo ter sempre o manual à mão, senão não acerto uma...

Bom, segundo o meu manual, isto é muito fácil e qualquer pessoa pode deitar as cartas mesmo que não perceba nada disto, por isso, acho que vou experimentar...

Este esquema que eu vou fazer chama-se o Ponto Cego, que é um esquema indicado para assuntos de autoconhecimento, ou seja, mostra alguns aspectos da minha personalidade (isto vai ser interessante...)

...
...
(estou a baralhar as cartas)

...
...
(agora, disponho as cartas em forma de leque em cima da mesa e, com a mão esquerda, tiro as 4 cartas que são necessárias para o meu esquema)


Pronto, já cá tenho as minhas cartas e agora vamos lá ver o que é que elas dizem sobre a minha personalidade....


A primeira carta revela como é que eu me vejo a mim própria, da mesma maneira como as outras pessoas me vêm a mim.

E a carta que me saiu foi: O Enforcado... (estou a começar bem...).

Ora, e isto quer dizer que eu me sinto como uma vítima e estou a atravessar uma crise profunda, talvez a "crise da meia-idade" (pronto, agora é que eu me sinto velha...).
Ou então, eu sou um príncipe enfeitiçado (parece-me um bocadinho complicado...), ou uma princesa adormecida (esta já me parece mais provável, principalmente a parte do adormecida...), à espera do beijo que me tire da imobilidade.

Ou seja, eu acho que sou uma vítima e toda a gente acha que eu sou uma vítima!!!!


Bom, vamos lá ver se isto melhora...
A quarta carta significa a Grande Incógnita: processos inconscientes ou energias que actuam de maneira inconsciente, sem que eu ou as outras pessoas tenham consciência disso.

E a carta que me saiu foi: o Sete de Ouros (parece-me que esta já é melhorzinha...).

E esta carta significa que no fundo da minha alma, há uma pessoa paciente e acomodada. Enquanto eu não tomar consciência deste aspecto da minha personalidade, ele pode manifestar-se de maneira contraditória.
Às vezes, as pressões do dia-a-dia parecem insuportáveis, embora o stress não seja realmente necessário.
Outras vezes, qualquer ninharia faz com que eu perca a paciência.
Devo tentar reflectir sobre este aspecto desconhecido, para viver com mais alegria e despreocupação.

Bom, eu sei que sou um bocadinho impaciente e que stresso com alguma facilidade, por isso acho que este aspecto da minha personalidade não me é totalmente desconhecido e, garantidamente, também não é desconhecido das outras pessoas.


Continuando....
A terceira carta significa aspectos da minha personalidade dos quais tenho consciência, mas que por algum motivo não relevo, ou oculto das outras pessoas.

E a carta que me saiu foi: o Príncipe de Espadas (bem, pelo menos é um príncipe...).

O Príncipe de Espadas quer dizer que eu acho que muitas pessoas, ou pelo menos algumas, então contra mim (???? E não estão mesmo?!).
Sinto-me criticada, talvez provocada.
Ou será que eu causei esta situação conscientemente, para ter mais clareza a respeito de mim mesma?

Bom, agora é que eu fiquei baralhada... que o mundo está todo contra mim, eu já sabia... mas esta coisa da clareza confundiu-me as ideias...


E finalmente, a última carta...
A segunda carta significa o Ponto Cego, ou seja, atitudes que os outros percebem em mim, sem que eu tenha consciência delas, pelo menos, não da mesma maneira.

E a carta que me saiu foi: o Louco (pronto... eu já sabia... aliás, eu já tinha dito que sou maluca, não já?!).

O Louco siginifica que as outras pessoas acham que eu sou uma pessoa despreocupada, que confio nos meus próprios instintos e que me deixo levar pela curiosidade.
Mas talvez não me levem muito a sério, não acreditem na minha coerência e me encarem como uma pessoa caótica.

Bom, isto foi fechar com chave de ouro...

Para além de ser uma vítima (afinal de contas, o mundo está todo contra mim...), sou impaciente, stressada e ninguém me leva a sério!

Isto realmente levantou o meu ego...

Se depois disto, mais ninguém quiser ler o meu bloguito, eu percebo... não vos vou levar a mal... é claro que vocês estão todos contra mim, mas o que é que eu hei-de fazer?!
Estas coisas só me acontecem a mim...
Eu sou mesmo uma desgraçada...
E ninguém me leva a sério...

AAAAAAHHHHHHHH!!!!!!!!

Sem comentários: