domingo, abril 10, 2005

Harry Potter


Eu sou fan(ática) pelas histórias do Harry Potter!!!

Acho que é uma das melhores histórias que eu já li.
Tem uma parte de aventura, tem uma parte de acção, tem uma parte de fantasia...

Pelo conceito da história, a parte da feitiçaria, a parte do colégio interno, esta história é provavelmente direccionada para um público mais juvenil, mas, muito sinceramente, os últimos livros parecem-me ser um bocadinho "pesados" demais para determinadas faixas etárias.

De livro para livro, nota-se cada vez mais que os personagens estão a crescer, estão a amadurecer. Há uma maior exploração dos seus sentimentos e das suas emoções.

Já não são livrinhos que contam uma história engraçada, em que há o mau da fita e o bom da fita, e em que o bem ganha sempre ou mal.
No meio de todo aquele mundo de fantasia, há sentimentos e emoções bem reais, que nem sempre são os mais "bonitos".

Não há uma moral da história nesta história...

Os livros são cada vez mais adultos, vão crescendo com as personagens e com a história.
São cada vez mais "negros"...

Mas são também cada vez mais interessantes!

O próximo livro (o penúltimo) vai sair em Julho.
A versão inglesa, claro! A tradução para português sabe-se lá quando é que vai sair...

Mas eu estou mais do que ansiosa que saia o livro!
Até já pensei em comprar a versão em inglês!
Vai dar muito mais trabalho a ler (o meu inglês não é assim tão bom quanto isso...), mas eu quero saber o que é que vai acontecer neste livro, quero saber mais um bocadinho da história!

Isto vai ser mau é quando chegar ao último livro... depois, não há mais Harry Potter!!!!!!!

Bom, mas esta paranóia é mesmo com a história do Harry Potter e com os livros do Harry Potter.
Com os filmes, já é diferente.

Os filmes não passam de resumos muito resumidos da história, para quem é preguiçoso o suficiente para não querer ler os livros.

Não quer isto dizer que eu não goste dos filmes, porque gosto.
Fui sempre ao cinema ver os filmes quando eles saíram, tenho os filmes em DVD...

Mas quem apenas viu os filmes e nunca leu os livros, então não pode conhecer a história do Harry Potter!
Os filmes não explicam nem um décimo da história que cada um dos livros tem!

A grande piada dos filmes está na visualização de todas aquelas coisas que existem apenas na nossa imaginação.
A história passa-se num mundo completamente diferente da nossa realidade, por isso há uma data de coisas que só existem nesse mundo, que nós apenas podemos imaginar como é que elas são na realidade.
Os filmes fazem com que essas coisas passem a ser realidade.

Por este motivo, os filmes acabam por ser um bom complemento aos livros, porque ajudam a tornar real o mundo de fantasia dos livros, mas toda a história está nos livros e quem a quiser conhecer, vai mesmo ter que ler os livros.

Já saíram cinco... faltam mais dois, um dos quais sai já este ano...

Até lá, só me resta voltar a ler e reler os livros que já saíram... voltar a ver e rever os filmes que já saíram (e sai mais um no final deste ano)...

E esperar que saia o próximo Harry Potter!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá amiguinha,
Estava a ler o teu mail e lembrei-me de espreitar no link http://sofiaraquelsilva.blogspot.com.

Gostei muito e aqui vão uns conselhos para leres.

Todos os livros do Nicci French são de uma leitura que não consegues parar, o meu preferido é o "O Quarto Vermelho". Também gostei muito de ler "Mystic River" de Dennis Lehane, é muito melhor que o filme.

E sem ser policial, não perco um livro do Paulo Coelho.

Um beijinho muito grande da tua amiga Carina.